Whatsapp da Florencanto55 11 99974-0597

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Desde remota data, as mulheres vem participando de lutas e manifestações para preservar seus direitos. Em 25 de março de 1911, por exemplo, 130 operárias de uma fábrica que lutavam por melhores condições de trabalho, morreram carbonizadas. Mas, desde o século 19, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, há registros de diversos movimentos operários femininos lutando por redução de jornada, equiparação salarial, fim do trabalho infantil, melhores condições laborais, etc Essa é uma luta antiga, seja em ambito profissional quanto social. Direito ao voto, possibilidade de ascensão profissional, direito de manifestar sua opinião, direito de decidir sobre suas próprias escolhas e sobre o seu próprio corpo. A princípio, pode parecer algo bem óbvio, mas até hoje, esses direitos básicos não foram instituidos em toda a sociedade.
Tem-se em registro que o primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.
Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.
Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Antes de ser uma data comemorativa (pode-se e deve-se comemorar as vitórias até aqui conquistadas mesmo que ainda elas não sejam suficientes) é uma data de homenagem e reflexão. Cabe a toda sociedade discutir todas as formas de discriminação, preconceitos e violência física ou moral contra a mulher.
Assim, ao presentearmos uma mulher com flores nesse dia, estaremos homenageando suas batalhas, sua força, suas conquistas. Estaremos prestando-lhe apoio. Estaremos incentivando-a a ter orgulho de ser mulher e reconhecendo sua indiscutível importância nesse mundo!
FELIZ DIA DAS MULHERES!



onde você deseja a entrega
quando você deseja a entrega
Clique para ver se entregamos no local
Insira cep da entrega para consultar: Frete e Prazo de entrega


quando você deseja a entrega de flores