Ao se confeccionar um arranjo floral ou um bouquet, os elementos, as flores e as cores escolhidas serão responsáveis pela harmonia da composição.
Para auxilio nesse processo, quanto as cores, os artistas florais se utilizam de uma ferramenta bem importante, chamada roda das cores.
A roda é formada por três cores primárias (vermelho, amarelo e azul), três secundárias ( verde, laranja e violeta) e seis terciárias (amarelo alaranjado, vermelho alaranjado, vermelho violeta, azul violeta, azul esverdeado e amarelo esverdeado). Tais cores ficam dispostas na roda de forma equidistante.
Independente do estilo que o artista floral utilizará em sua composição, a combinação de cores expressará uma harmonia:
– monocromática – utilizando-se uma só cor da roda de cores, podendo variar a tonalidade,
– análoga – utilizando-se uma cor primária e mais duas cores vizinhas a ela na roda de cores,
– complementar – utilizando-se cores opostas na roda de cores. Ex : violeta com amarelo, vermelho e verde, etc
– triádica – utilizando-se três cores situadas à mesma distância na roda de cores, de forma a proporcionar um contraste
– complemento dividido – utilizando-se uma cor da escala junto com as duas vizinhas da cor diretamente oposta a primeira. Ex – amarelo com vermelho violeta e azul violeta.
– acromática – utilizando-se o branco que em arte floral não representa cor e sim luz.
Sabendo desses detalhes acerca das cores, outras considerações se fazem importantes: para escolher as cores de uma composição floral podemos analisar sua harmonia, o gosto pessoal de quem irá receber o presente, o ambiente onde as flores permanecerão, assim como a ocasião a que se prestarão.
Esse pequeno cuidado fará com que as flores simplesmente encantem!